terça-feira, 27 de setembro de 2011

Um programa para curiosos de todas as idades

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aproxima crianças do conhecimento científico por meio de atividades lúdicas 

A criançada terá diversão garantida de 17 a 23 de outubro, quando acontece a edição 2011 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco, a iniciativa abordará de forma lúdica e divertida os aspectos científicos sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas a serem adotadas em escala local e global. No Rio de Janeiro, o Jardim Botânico, a Quinta da Boa Vista, o Planetário da Gavéa e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, receberão os quatro pólos principais do evento, que conta com programação gratuita para toda a família. Mais de 70 instituições, como a Fiocruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e muitos outros centros de pesquisa, também preparam atividades especiais e estar ão de portas abertas para a população.


No Jardim Botânico, o público infantil poderá conhecer as tecnologias brasileiras para o uso de fontes renováveis na produção de energia como a usina de ondas do mar, o ônibus de hidrogênio e o Magley, o trem que levita sobre os trilhos. Na tenda de 350 m2 também estará exposto o protótipo do elemento combustível, peça com 1,50m de altura, que abastece as usinas nucleares brasileiras. No dia 20, uma roda de conversa que acontece às 18h e um passeio noturno com partida às 20h são as atrações. Atividades de educação ambiental, que incluem oficinas de jardinagem, confecção de vasos para plantio e reciclagem também serão oferecidas.
Além das atividades habitualmente oferecidas pelo Planetário da Gavéa (sessões na cúpula, visita guiada pelo Museu do Universo e observação ao telescópio), uma tenda de 200m2 montada nos jardins contará com exposições e atividades gratuitas relacionadas ao tema da SNCT 2011. Uma mini-estação de tratamento vai mostrar o percurso percorrido pela água até chegar às torneiras das casas. Profissionais da Defesa Civil e da Geo Rio apresentarão equipamentos e técn icas empregadas em situações de emergência causadas pelos fenômenos climáticos. Experimentos de mecânica e eletricidade e oficinas sobre química e arqueologia também estão incluídas na programação.
A Quinta da Boa Vista receberá os visitantes que frequentam o espaço com atividades interativas que irão aproximar a ciência de crianças, jovens e adultos. Já na Zona Oeste, a programação no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, apresenta o novo planetário digital do MAST e os visitantes poderão participar de oficinas e acompanhar mostras de filmes e esquetes teatrais. Um debate sobre a questão das mudanças climáticas e seus impactos na região também será realizada no pólo, que conta com uma área de 1200m2.

O coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro, José Ribamar Ferreira, aposta no evento como oportunidade para saciar a curiosidade das crianças por temas muitas vezes complexos para os pais. “A curiosidade é uma qualidade inata das crianças e estimular esta sede pelo conhecimento é muito importante para o desenvolvimento do raciocínio. Para quem quer aprender brincando, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um programão!”, Ribamar resume. “A divulgação científica planta uma semente para que a criança seja sempre questionadora. Ao ent rar em contato com temas de ciência, ela é motivada a se posicionar, a formar opinião e construir uma visão crítica”, conclui.

2 comentários:

  1. Boa tarde, sou da empresa futura e também estamos na organização da semana nacional de ciência e tecnologia na zona oeste e gostaria de trocar links com vocês.
    http://snctzo.blogspot.com/
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Augusto,
    bom saber do trabalho de vocês!
    Vamos divulgar o link de vocês na página do pólo Miécimo da Silva!
    Acesse e compartilhe também a nossa página no facebook (http://on.fb.me/SNCTRio2011) e nosso perfil no twitter (http://twitter.com/snctrio)!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o post acima!