SNCT Rio

Ciência da Zona Norte à Zona Sul
Edição 2011 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 17 a 23 de outubro, vai agitar o Rio de Janeiro com quatro pólos de atividades integradas

De 17 a 23 de outubro a ciência voltará a invadir os quatro cantos do país em mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco, a iniciativa abordará de forma lúdica e divertida os aspectos científicos sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas a serem adotadas em escala local e global. No Rio de Janeiro, o Jardim Botânico, a Quinta da Boa Vista, o Planetário da Gavéa e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, receberão os quatro pólos principais do evento, que conta com programação gratuita para toda a família. Mais de 70 instituições, como a Fiocruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e muitos outros centros de pesquisa, também preparam atividades especiais e estarão de portas abertas para a população.


No Jardim Botânico, o destaque fica por conta da exposição de tecnologias brasileiras para o uso de fontes renováveis na produção de energia como a usina de ondas do mar, o ônibus de hidrogênio e o Magley, o trem que levita sobre os trilhos. Na tenda de 350m2 também estará exposto o protótipo do elemento combustível, peça com 1,50m de altura, que abastece as usinas nucleares brasileiras. No dia 20, uma roda de conversa que acontece às 18h e um passeio noturno com partida às 20h são as atrações. Atividades de educação ambiental, que incluem oficinas de jardinagem, confecção de vasos para plantio e reciclagem também serão oferecidas.

Além das atividades habitualmente oferecidas pelo Planetário da Gavéa (sessões na cúpula, visita guiada pelo Museu do Universo e observação ao telescópio), uma tenda de 200m2 montada nos jardins contará com exposições e atividades gratuitas relacionadas ao tema da SNCT 2011.  Uma mini-estação de tratamento vai mostrar o percurso percorrido pela água até chegar às torneiras das casas. Profissionais da Defesa Civil e da Geo Rio apresentarão equipamentos e técnicas empregadas em situações de emergência causadas pelos fenômenos climáticos. Experimentos de mecânica e eletricidade e oficinas sobre química e arqueologia também estão incluídas na programação.

A Quinta da Boa Vista receberá os visitantes que frequentam o local com uma atração a mais: uma tenda de 400m2, que abrigará atividades interativas para aproximar a ciência de crianças, jovens e adultos. O destaque do pólo é a exposição Andropia: os reflexos da ação do homem no meio ambiente. 

 Já na Zona Oeste, a programação no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, apresenta o novo planetário digital do MAST e os visitantes poderão participar de oficinas e acompanhar mostras de filmes e esquetes teatrais. Um debate sobre a questão das mudanças climáticas e seus impactos na região também será realizada no pólo, que conta com uma área de 1200m2.

Para o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município do Rio de Janeiro, José Ribamar Ferreira, além da popularização da ciência, a edição 2011 possibilitará o debate dos aspectos relacionados ao tema central do evento. ”A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana”, ressalta.



SERVIÇO

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
17 a 23 de outubro

PÓLOS DE ATIVIDADES INTEGRADAS

Jardim Botânico
De 19 a 23 de outubro, de 9h às 17h

Quinta da Boa Vista
De 21 a 23 de outubro, de 9h às 17h

Ciência em Campo Grande
Centro Esportivo Miécimo da Silva
De 19 a 21 de outubro, de 9h às 17h;

Planetário da Gávea
Gávea
De 18 a 21 de outubro, de 9h às 17h; dia 22, de 14h às 18h

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Planetário digital do Museu de Astronomia e Ciências Afins
Centro Esportivo Miécimo da Silva
De 19 a 21 de outubro

Oficinas de jardinagem e compostagem
Jardim Botânico
De 20 a 23 de outubro

Roda de Conversa e Passeio Noturno
Jardim Botânico
Dias 20 de outubro, a partir das 18h

Mini-estação de tratamento de água
Planetário da Gávea
De 18 a 21 de outubro, de 9h às 17h; dia 22, de 14h às 18h

Exposição da usina de ondas do mar, do ônibus de hidrogênio e do Magley, o trem que levita sobre os trilhos
Jardim Botânico
Dia 21 de outubro, a partir das 18h

Exposição Andropia: os reflexos da ação do homem no meio ambiente
Quinta da Boa Vista
De 21 a 23 de outubro, de 9h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!