quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um pólo no Jardim!

Estreou ontem, o pólo Jardim Botânico na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia Rio 2011.

No espaço que vai ser o mais duradouro do ano (de quarta a domingo) o público vai poder conhecer, sob uma tenda de 350m² além das atividades ao ar livre, através de cerca de 15 instituições, projetos ligados ao tema biodiversidade e mudanças climáticas.

Confira os destaques da quinta-feira:
No segundo dia do pólo Jardim Botânico, atividades como a roda de conversa e o passeio noturno se destacaram dentre as várias atividades que mostraremos a seguir.
 

Um estande da Coppe-UFRJ, mostrou tecnologias que estão sendo desenvolvidas no âmbito das transformações urbanas e desenvolvimento sustentável. Além de mostrar o seu trabalho com bio-combustíveis, profissionais da Coppe apresentaram o Maglev (trem que funciona com levitação sobre trilhos magnéticos) e o ônibus de hidrogênio, ambos produzidos nacionalmente.
 

Além das novidades no transporte, a Coppe também apresentou, numa sala de projeção que atraiu a atenção dos visitantes, as experiências com a usina geradora de energia a partir de ondas do mar. A sala multimídia permitia que o visitante 'mergulhasse' no experimento e se sentisse no mar da usina!


A CEDAE levou uma Mini-Estação de Tratamento de Água (MiniETA), que mostrou as crianças como acontece o processo de tratamento da água natural até a que chega em nossas casas, potável.

A Embrapa, que também marcou presença em outros pólos, esteve por lá dessa vez com um trabalho sobre solos. Crianças puderam fazer pinturas com tintas extraídas de diferentes solos. Ver como se dá e se evita o processo de erosão e como se cuida de um solo 'doente'.
 

A equipe do Jardim Botânico criou uma oficina para que o visitante pudesse levar pra casa uma mudinha que ele mesmo escolhesse a semente, preparasse a terra, plantasse e decorasse o vaso. 


No NEA, também do Jardim Botânico, crianças de uma Escola Municipal puderam ver seus trabalhos expostos e explicar aos visitantes.

A feira também deu espaço para que inventores pudessem expor o seu trabalho! 


O evento continua funcionando de 9h às 17h até domingo (dia 23)!
Vale a pena conferir!

Confira todas as fotos do dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!