segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Começa a SNCT Rio 2011!

 
A chuva que cai desde o final de semana não atrapalhou a programação daqueles que decidiram descobrir o quanto a ciência pode ser divertida  no primeiro dia de atividades da SNCT no Rio!
Duas atividades abriram a oitava edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do Rio.

A primeira, uma exposição no Centro Cultural da Light, sobre a vida de Marie Curie. Painéis contaram a história da vida da famosa cientista, além de um documentário em vídeo. No evento estiveram presentes autoridades francesas e brasileiras, entre elas o Cônsul da França no Rio de Janeiro e representantes das estâncias governamentais brasileiras como o Secretário Especial de Ciência e Tecnologia do Município, Franklin Coelho. Além dos coordenadores da SNCT no Rio e no Brasil.
Marie Curie nasceu na Polônia em 1867 e foi, por duas vezes, vencedora do Prêmio Nobel: um de física, recebido em conjunto com o marido, Pierre Curie e o físico A.H. Becquerel em 1903 e o segundo, de química, em 1911. Curie fundou o Instituto do Rádio, em Paris, e foi a responsável por descobrir a radioatividade do tório. Durante a Primeira Guerra Mundial, propôs o uso da radiografia móvel para tratamento de soldados feridos. Marie Curie morreu na França, em 1934, de leucemia. É provável que tenha desenvolvido a doença devido à exposição a radiações.

A segunda atividade do primeiro dia da Semana em 2011 foi o lançamento nacional do Projeto PH do Planeta no Complexo do Alemão. A iniciativa de âmbito global, organizada pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Química Pura e Aplicada, disponibiliza kits para escolas de todo mundo para que os alunos possam aferir o pH da água de rios e fontes. Os resultados são registrados e passam a fazer parte de um banco de dados internacional. A cerimônia contou com a participação do prêmio Nobel de Química em 2008, o americano Martin Chalfie, que realizou com os mais de 100 alunos dos Centros Educacionais Tim Lopes e Olavo Bilac, o experimento de aferição do pH da água na localidade. O Ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação em exercício, Luiz Antônio Elias, o Secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, e o Secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, também estarão presentes. 

Antes da solenidade, jovens e crianças puderam conferir experimentos científicos com a temática 'Brincando de Ciência' realizados pelo MAST, jogar um jogo educativo sobre a Dengue produzido pela Multirio e acompanhar um espetáculo de teatro interativo que trouxe alegria para o evento!

 

 

Na mesa principal, o secretário de C&T do município deu as boas vindas à todos, o secretário do Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltou a importância das leis de educação ambiental e pediu palmas para a presença do Prêmio Nobel, o coordenador da SNCT no Brasil, Ildeu de Castro Moreira, agradeceu a presença dos alunos e ao apoio dos professores e o Ministro reiterou a importância da SNCT e a sua trajetória desde 2004, pediu uma salva de palmas para o Coordenador nacional da Semana, convidou os alunos à visitarem o Museu de Astronomia, e acrescentou que só com o conhecimento podemos explorar bem nossas riquezas.
Com a palavra o Prêmio Nobel, Martin Chalfie disse que "muitos falam do Nobel como se fosse algo espetacular, mas que todos somos cientistas desde jovens e até crianças", em seguida conduziu a demonstração do experimento pH no Planeta.


Na cidade do Rio de Janeiro, de hoje a 23 de outubro, serão oferecidas mais de 80 atividades gratuitas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco, a iniciativa abordará de forma lúdica e divertida os aspectos científicos sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas a serem adotadas em escala local e global. o Jardim Botânico, a Quinta da Boa Vista, o Planetário da Gavéa e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, receberão os quatro pólos principais do evento. Mais de 70 instituições, como a Fiocruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e muitos outros centros de pesquisa também preparam atividades especiais e estarão de portas abertas para a população.


Confira todas as fotos do primeiro dia do evento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!