quarta-feira, 5 de outubro de 2011

2011: Ano Internacional da Química


Este ano é, segundo a ONU, o Ano Internacional da Química. Atividades mundiais organizadas pela UNESCO e pela IUPAC têm como objetivo a celebração das grandes descobertas e dos últimos avanços científicos e tecnológicos da química.

A promoção em âmbito mundial e em todos os níveis educacionais, do conhecimento químico e da reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável é a meta do Ano, que tem como palavra de ordem a Química para um mundo melhor.

O Brasil, na iniciativa que vai congregar a comunidade de químicos brasileiros e, com isso, poder contribuir ativamente com o Programa Nacional de Ciência e Tecnologia, une-se à UNESCO e à IUPAC, . através dos órgãos representativos da Química Brasileira, para celebrar este acontecimento e também para apresentar um conjunto de idéias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em Química no país.

Um Experimento Global chamado 'pH do Planeta', conduzido durante o Ano Internacional da Química, integra essa série de eventos que vão trabalhar para uma maior conscientização em torno do assunto.
Nesta atividade, os alunos irão coletar uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química).

A SNCT Rio 2011 trará uma série de atividades que abordam a química na promoção da ciência e da tecnologia como, por exemplo, a Mini Estação de Tratamento de água que estará no pólo do Planetário e a exposição do protótipo do elemento combustível que abastece as usinas nucleares brasileiras que estará no pólo Jardim Botânico.

Fique por dentro da química e de muito mais!
Acompanhe a SNCT no facebook e no twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!