terça-feira, 18 de outubro de 2011

Inauguração do Pólo Planetário

O segundo dia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 foi marcado pela inauguração do pólo Planetário, que tem uma longa história de parceria com a Semana.
Além das atividades que acontecem normalmente no Planetário da Gávea, uma tenda de 200m² abrigou estandes de instituições que promoveram diversos projetos educativos.

Confira o que rolou...
Entre os destaques, uma simulação organizada pela Defesa Civil, de deslocamento para pontos de apoio em caso de fortes chuvas e possibilidades de deslizamento em áreas de risco. Participaram alunos de escolas municipais, que foram instruídos sobre a quem recorrer, como lidar com os avisos e como se deslocar para os pontos de apoio.
 
A Defesa Civil também apresentou, em seu estande, instruções de primeiros socorros, equipamentos usados em resgates e as atividades de prevenção de risco. Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos é o tema deste ano da SNCT.

Além da Defesa Civil, outras instituições apresentaram atividades. Alunos do Ciep 303 (Ayrton Senna) mostraram experimentos como o Trilho de Ar e a Bobina de Tesla.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentou um jogo de tabuleiro, aonde os visitantes eram as peças, instruindo sobre a importância da bicicleta no dia-a-dia da cidade.

A Escola Parque levou alunos para mostrarem o funcionamento do pulmão com experimentos curiosos e mostrou quanto de CO2 existe na respiração de cada um com uma experiência usando Azul de Bromotimol.

A Era Virtual, organização que trabalha na criação de espaços interativos online de museus existentes, esteve lá mostrando aos alunos os museus que já foram digitalizados.

A Eletrobras marcou presença com uma exposição de uma miniatura de reator nuclear para usinas de urânio.

Instituição vizinha do planetário, a PUC esteve lá com representantes do Laboratório de Controle de Automoção.


Confira todas as fotos do dia:


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As atividades no Planetário continuam funcionando até sexta (9h às 17h) e sábado de 14h às 18h.
Vale conferir! A programação gratuita é de pura ciência, tecnologia e diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!