segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Coppe expõe tecnologias para um futuro sustentável no Jardim Botânico

Uma usina que transforma o movimento das ondas do mar em energia elétrica, um trem que levita e um ônibus movido a hidrogênio. Para conhecer essas tecnologias inovadoras não é preciso entrar no túnel do tempo. A Coppe vai apresentá-las na exposição “Tecnologia para um futuro sustentável”, que será realizada de 19 a 23 de outubro, das 9h às 17h, no Jardim Botânico, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).


O público terá a oportunidade de conferir essas tecnologias em um espaço de 120 m2, composto por instalação multimídia e cenários interativos, que a Coppe montou para demonstrar algumas de suas recentes contribuições para a construção de um futuro renovável para as próximas gerações.

O espaço da Coppe estará localizado na Praça do Centro de Visitantes do Jardim Botânico, com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1.008. A programação se estenderá de 19 a 23 de outubro, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Saiba mais sobre a exposição:

A primeira tecnologia exibida na exposição é a Usina de Ondas do Pecém, que vai gerar energia renovável, dispensa queda d’água e tem como reservatório o próprio mar. Ao entrar no espaço de exposição, o visitante vai mergulhar em uma sinfonia de imagens, sons e vento que recriam o ambiente no qual a usina está instalada. As pessoas serão sensorialmente transportadas para o local. A sensação é de estar em meio ao oceano, projetado nas paredes e no piso, com sons de ondas e circulação de vento que atravessam o ambiente simulando os ventos alíseos característicos da região.

A Usina de Ondas do Pecém é um projeto da Coppe, financiado pela Tractebel Energia, dentro do Programa de P&D da Aneel, com apoio do governo do Estado do Ceará.

No segundo módulo da exposição o público vai saber como funciona o Ônibus a hidrogênio, o primeiro do Brasil com tecnologia 100% nacional, que foi desenvolvido no Laboratório de Hidrogênio da Coppe. O silencioso veículo tem eficiência energética muito maior que a dos ônibus convencionais a diesel e emissão zero de poluentes.  O que sai do seu cano de descarga é apenas vapor de água, tão limpa que, se condensada,  serviria para consumo humano.

Um outro modelo em escala reproduzirá o trem de levitação magnética desenvolvido no  Laboratório de Aplicações de Supercondutores (LASUP) da Coppe. Conhecido como Maglev-Cobra, o veículo dispensa trilhos, não polui, é econômico e eficiente no consumo de energia. Também possui outras vantagens como flexibilidade, que possibilita curvas mais fechadas, e a substituição de vagões por módulos. Tal mudança fará com que os passageiros tenham livre trânsito do início ao fim do veículo, o que facilita a distribuição interna dos usuários.

O público também terá a oportunidade de conhecer a contribuição tecnológica da Coppe para viabilizar o uso do biodiesel no Brasil. Hoje, o biodiesel representa 5% da composição do combustível que abastece 2,8 milhões de veículos que circulam no país. A adoção do biocombustível reduziu a emissão de 3,4 milhões de toneladas de CO2, em média, entre 2008 e 2010. 

Na exposição, o público poderá conferir uma réplica 2D da planta de produção de biodiesel da Coppe, ver o processo da transformação de óleos vegetais em biocombustíveis que aproveitam as abundantes matérias-primas brasileiras e conhecer suas vantagens ambientais e econômicas.

Conversas no Jardim e Espaço Coppe

Ainda no Jardim Botânico, a Coppe participará da série de palestras “Conversas no Jardim”, promovida pelo Jardim Botânico, que vai reunir especialistas para abordar questões relacionadas ao tema da SNCT, cujo tema este ano é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. O pesquisador Moacyr Duarte, do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental (Garta) da Coppe fará uma palestra no dia 20, a partir das 18 horas. O evento será realizado no Auditório da Associação de Amigos do Jardim Botânico.

Ainda como parte de sua programação na SNCT 2011, a Coppe demonstrará uma série de pesquisas e estudos no Espaço Coppe Miguel de Simoni, localizado na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Os visitantes conhecerão na prática como funciona o processo da supercondução, empregado no Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe. Será possível até levitar em cima de uma placa em movimento, como se estivessem no interior de um trem. A exposição estará aberta ao público nos dias 20 e 21 de outubro, das 10h às 17h.

Serviço:

Exposição “Tecnologia para um futuro sustentável”
Período: 19 a 23/10
Horário: 9h às 17h
Local: Jardim Botânico – Praça do Centro de Visitantes (Rua Jardim Botânico, 1.008).

Conversas no Jardim com o pesquisador da Coppe, Moacyr Duarte
Período: 20/10
Horário: 18 horas
Local: Auditório da Associação de Amigos do Jardim Botânico, em frente à Praça do Centro de Visitantes

Espaço Coppe Miguel de Simoni
Período: 20 e 21/10
Horário: 10h às 17h
Local: Bloco I 2000 – Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ (Cidade Universitária).

-------
*Mais informações na Assessoria de Comunicação da Coppe pelos telefones (21) 3622-3408 begin_of_the_skype_highlighting            (21) 3622-3408      end_of_the_skype_highlighting, 3622-3406, 3622-3467, ou pelo email asscom@adc.coppe.ufrj.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!