“Nossa intenção é
participar não só mostrando um pouco do trabalho que fazemos na área da
popularização das ciências, por meio do projeto SESCiência, mas também dando
oportunidade a outras instituições de compartilharem suas produções, dentro da
filosofia do evento, dar visibilidade ao trabalho na área científica”, convida Maron Emile Abi-Abib, diretor geral do Departamento Nacional
do SESC, instituição responsável pelo pólo da Quinta da Boa Vista.
Destaques da SNCT Rio na Quinta da Boa Vista:
Exposição Antropia: os reflexos da ação do ser humano no meio ambiente: ilustrações que mostram os principais problemas e dificuldades relacionadas às mudanças climáticas enfrentadas pelas regiões do Brasil, como efeito estufa e aquecimento global, aumento do nível do mar, maior ocorrência de tubarões no litoral, aumento de chuvas e alagamento, entre outros temas relacionados. Haverá ainda jogos e brincadeiras que abordam as questões de equilíbrio ambiental e oficinas de simulação do efeito estufa e o degelo das calotas polares.
Escola Técnica Adolpho Bloch: A Eteab apresentará vídeo com os impactos ambientais que o óleo de cozinha oferece e as medidas de mitigação do meio ambiente.
Casa da Arte de Educar: Apresentação de jogos interativos produzidos por alunos em pesquisas sobre o meio ambiente, sustentabilidade e sexualidade, além de vídeos institucionais, livros e revistas sobre os temas.
Fundação Jardim Zoológico do Rio de Janeiro – RioZoo: Visitação aberta ao Zoomóvel, um ônibus que reproduz parte do ecossistema e animais taxidermizados. A proposta educativa conta com um passeio virtual nos ecossistemas brasileiros, com trilhas sonoras e radioatores.
Centro de Tecnologia Mineral - Cetem: A proximidade com os pesquisadores e seus experimentos, o manuseio de produtos criados a partir do aproveitamento de rejeitos, a experimentação tátil, olfativa e degustativa com minerais trarão entendimento quanto a importância da mineração na vida cotidiana e na economia do País.
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST: O Brincando com a Ciência tem a proposta de despertar o interesse para aprender, com a construção de aparatos feitos de materiais disponíveis em casa. Objetos como garrafas PET, elásticos, tubos de caneta, são combinados para criar os mais diversos experimentos. Também montará o planetário Inflável, com 36 m², que apresentará imagens de uma viagem aos planetas do sistema solar.
Centro de Ciências e Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro - Cecierj : Exposição interativa com experimentos lúdicos voltados para a área da Ciência: física, matemática e biologia.
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): Oficinas e exposição de arte rupestre com telas contendo reproduções das pinturas do Estado da Bahia.
Museu Nacional: Exibição de painéis explicativos e atividades lúdicas, com dois quebra-cabeças que serão distribuídos como brindes para quem montá-los no tempo estipulado.
Mostra Ver Ciência: Exibição de programação em sessões contínuas, com títulos selecionados sobre os temas: mudanças climáticas, desastres naturais, prevenção de riscos, química para todos e biodiversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre o post acima!