Programação Completa do Pólo Miécimo da Silva

As atividade no Pólo Miécimo da Silva, em Campo Grande, acontecem do dia 19 ao dia 21 de outubro. Abaixo você confere, em detalhes, todas as atividades e instituições participantes do pólo!
Confirme a sua presença no evento do facebook!
-----------------------------------------------------------------------

ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO ALCIDES CARNEIRO
Apresentação de experiências que explicam o efeito estufa e o aquecimento global, como as chuvas causam desastres e a reutilização de garrafas e sacos plásticos em artesanatos – uma alternativa para diminuir o lixo.

ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE SANTA MARGARIDA
Apresentação de sementeiras em material reciclável, reutilização de materiais, degustação de chás e geleia e apresentação de cartazes.

Colégio Estadual Antônio Houaiss         
Apresentação musical - Sobre a vida dos cientistas Celsius, Kelvin e Fahrenheit (cientistas amplamente conhecidos em virtude de suas escalas termométricas – trabalho apresentado no 2º Bimestre de 2011) e sobre Marie Curie (no ano de 2011 comemora-se o centenário do prêmio Nobel em Química concedido a Marie Curie por ter isolado os elementos radioativos Rádio e Polônio, além é claro desta ter sido a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel em Física, em 1903 juntamente com Pierre Curie e Henri Becquerel – trabalho apresentado no evento 22ª UERJ Sem Muros).
Apresentação de Banners  - trabalhos desenvolvidos em parceria com o Instituto de Física Armando Dias Tavares da UERJ e com a Coordenação de Educação em Ciências do MAST.
Apresentação de experimentos  - Experimentos científicos diversos.

Casa Arte Vida          
Trilha sensorial do clima se constituirá de uma vivência a ser oferecida aos visitantes da SNCT , que ao longo da trilha será exposto a sensações provocada pela mudança do clima sofrida pelo planeta.
Apresentação da temática ( tipos de lixo e coleta seletiva )
Brincadeira de acertos e erros com tipos de lixo utilizando uma bancada eletrônica  ( onde as crianças apresentarão tipos de lixos, e as pessoas deverão saber a qual lixeira direcionar.)

ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES 
Maquete sobre desmatamento da Mata Atlântica, cartazes representativos.

Fundação Cecierj
Exposição com experimentos interativos e carreta com brinquedos científicos diversos

Ciep 305 Heitor dos Prazeres

Exposição de trabalhos(maquetes, casas ecológicas, vila ecológica,
experiência:uso de energia eólica movimentando hélice e  acendimento de luz,painéis, reciclagem), vídeosfeitos pelos alunos mostrando a Pedra de Guaratiba atual e no ano de 1980, montagens com ações multiplicadoras ( como evitar jogar lixo nas ruas e manguezais), slides 
sobre mudanças climáticas e desastres ambientais.

ONG- Defensores do planeta       
Vamos levar uma alegoria reciclada onde os visitantes poderão aprender um pouco sobre as florestas, ela será feita pela comunidade do Mendanha e pelas escolas da região , ainda teremos uma trilha sensorial com nossa maior riqueza da região e os riscos que está correndo com as mudanças climáticas,e o entre no clima da biodiversidade.

Secretaria Municipal de Assistência Social / CRAS CECILIA MEIRELES

'As águas de março' - As mudanças de estação na cidade do Rio de Janeiro traduzidas no vestuário / Cuidados com a saúde / Épocas de plantio; Tendo uma nova referência a partir das mudanças climáticas e suas consequências.

Embrapa Agroindústria de Alimentos
Demonstração, por meio de equipamento (extrator de óleos), de como o óleo essencial é extraído para obtenção de aromas que são utilizados na indústria de alimentos, cosméticos e limpeza.
Demonstração por meio de exposição prática voltada para crianças, do que é a cromatografia líquida e para que ela serve.

Escola Municipal Bertha Lutz
Os visitantes irão descobrir a composição química dos alimentos do nosso dia-a-dia, através de marcadores de Amido, Proteína e Lipídio, além de soluções Ácidas e Básicas.

ESCOLA TECNICA DO RIO DE JANEIRO- ETERJ
Exposição de projeto de pesquisa de alunos de eletrônica/eletrotécnica e de informática.

CIEP 165 Brigadeiro Sérgio Carvalho

A aluna Ariel irá apresentar uma composição sua sobre questões ambientais

Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica

Apresentação do projeto financiado pela Faperj (parceria Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica, Cooperativa de Trabalho Constrói Facil e Ecoprata) com demonstração de protótipos de aquecimento solar de água e aproveitamento de água da chuva em parceria com alunos do CIEP 165 – parceiro do projeto, além da apresentação de um pequeno vídeo demonstrativo acessado pela internet.

Pólo de Educação pelo trabalho Fernando de Azevedo
Exposição de pintura e colagem da artísta plástica Carmem Paixão que descrevem cenários do Rio da Prata - Campo Grande. 

Futura Soluções Ambientais
Campanha de educação e conscientização com coleta de resíduo eletroeletrônico e óleo de cozinha.

Fundação Xuxa Meneghel 
Jogos interativos que destacam a prevenção e o cuidado com o ambiente e Planeta que vivemos, exposição de cartazes e maquetes com a mesma temática.

Instituto Embratel
Atividades interativas que destacam a prevenção e o cuidado com o ambiente e Planeta que vivemos usando software livre de animação e edição de imagem.

Instituto de Geociências/UFRJ             
       Mesa redonda enfocando essencialmente duas linhas de ação: 
           - O entendimento dos sistemas meteorológicos que atuam sobre a área, seus regimes de vento, de temperatura e de chuva, concentração de poluentes e demais aspectos relevantes que levam à formação da ilha de calor que se estabelece sobre esta região em especial, levando a situações de extremo desconforto e trazendo conseqüências sobre a saúde; e as alterações da composição química  da atmosfera que estariam levando às mudanças climáticas, além de evidenciar as consequências diretas dessas mudanças particularmente sobre as grandes metrópoles e regiões com as características sociais, demográficas e fisiográficas como as da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.
      - Discussão sobre o conceito de risco ambiental e percepção de risco, e a vulnerabilidade ambiental da Zona Oeste  aos riscos de desastres  naturais  e efeitos da atividade humana, sobretudo poluição atmosférica, poluição dos recursos hídricos e mudanças microclimáticas.
Participarão da mesa-redonda as Profas. Josilda Moura/UFRJ e Andréa Carmo Sampaio/UFRRJ.

Oficinas interativas com uso de geotecnologias: A primeira objetiva com o uso do sofware de acesso livre Google Earth promover uma viagem virtual do indivíduo do global ao local onde ele mora, acessando um banco de dados com informações político-administrativas e sócio ambientais da Zona Oeste do RJ(Ap5). A segunda tem como finalidade através do acompanhamento de imagens de satélites em tempo real, promover o entendimento dos sistemas meteorológicos que atuam sobre esta região, seus regimes de vento, de temperatura e de chuva, concentração de poluentes e demais aspectos relevantes que levam à formação da ilha de calor que se estabelece sobre esta região em especial, levando a situações de extremo desconforto e trazendo conseqüências sobre a saúde.

IESK- Instituto de Educação Sarah Kubitschek
Sensações do efeito estufa e suas conseqüências para o meio ambiente / Trabalhando com óleo usado na fabricação de velas decorativas.

Museu de Astronomia e Ciências afins       
- Planetário Inflável
Apresentações de 30 minutos no interior de uma cúpula inflável. Um projetor digital mostra um filme 180º com imagens fantásticas sobre uma viagem aos planetas do sistema Solar, mostrando suas características físicas e as condições para a existência da vida. Venha descobrir porque o planeta Terra é tão especial para acolher a vida da forma que a conhecemos.
- Brincando com a Ciência
O Brincando com a Ciência  visa despertar o interesse para aprender, através de aparatos de fácil construção feitos de materiais disponíveis na casa de qualquer um. A característica do projeto é despertar o riso, através da surpresa de aprender a manejar os aparatos. Objetos como garrafas PET, elásticos, tubos de caneta, etc. são combinados para criar os mais diversos experimentos que deixam qualquer um com a pulga atrás da orelha!!
- Brincando de matemático. 
Temáticas relacionadas à aritmética elementar são apresentadas e discutidas de forma divertida. Adultos e crianças podem participar e acompanhantes participam junto com as crianças e os jovens na resolução de quebra-cabeças numéricos, jogos e desafios lógicos. Qualquer pessoa que saiba somar já pode participar.
- Kit sobre a qualidade da água
Conjunto de experimentos que determinam a qualidade da água. O kit é usado pelo INEA no programa Agenda Água na Escola.
- Exposição Imagens do céu Ontem e Hoje
A exposição itinerante Imagens do Céu Ontem e Hoje trata de conteúdos de astronomia observacional, distribuídos em mais de 500 páginas de texto, divididas em 4 módulos: O Universo, Espectroscopia, Telescópios e Observando o Céu e a Astronomia na Bandeira do Brasil.A exposição inclui experimentos interativos, maquetes, réplicas e terminais de computador com um programa multimídia interativo sobre Astronomia para consulta dos visitantes. Com conteúdo bastante extenso, a apresentação engloba quase todos os temas em Astronomia, consistindo numa fonte de divulgação e pesquisa para um público variado, desde crianças até estudantes universitários.

10ªCoordenadoria Regional de Educação - Núcleo de Educação Ambiental
Abelhas Nativas nas Escolas, facilitando o entendimento das Mudanças Climáticas
Compostagem Escolar Urbana, reduzindo a emissão dos G.E.E. provenientes das queimadas do lixo verde.  


Pólo de Educação pelo trabalho Jornalista Carlos Castelo Branco
- Exposição e Demonstração das atividades desenvolvidas na oficina de “Agricultura e Reciclagem”
- Exposição e Demonstração de como funciona a oficina “Banco Verde/Bazar Verde ”
- Exposição de telas e desenhos com temática ambiental.
- Exposição dos materiais e produtos desenvolvidos na oficina de “Perfumaria Natural”

Secretaria de Meio Ambiente,Agricultura e Pesca de Itaguaí
A Secretaria coloca a disposição para visitas os animais, casa de pet,m casa de pneu, biblioteca do Meio Ambiente, lago de peixe, viveiros de mudas ornamentais e mata atlântica, horta, estação meteorológica e biodigestor. 
Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro- SECT
- Lousa interativa onde com imagens em 3D onde os participantes poderão interagir com o conteúdo apresentado.
- Computadores onde o público poderá conhecer alguns conteúdos educativos na área de TI e também, acessar à internet.
- Jogo da dengue.

Universidade Estadual da Zona Oeste- UEZO
Indústrias: Problemas x Soluções
Oficina que visa apresentar os problemas de indústrias ao meio ambiente e mostrar soluções empregando ciência e tecnologia para minimizá-los. Será apresentada na forma de banners e jogos. Alguns projetos da UEZO de difusão de ciência e tecnologia também serão apresentados com atividades interativas.

ONG Ser Cidadão
Rede Agricultura Urbana
Rede Socioeconomia Solidária Zona Oeste /PACS/Rede Ecológica
SMAS- Centro de Segurança alimentar Fazenda Modelo
Atividades interativas( jogo da economia solidária), exposição de produtos agroecológicos dos agricultores da Zona Oeste, exposição de produtos secos da rede ecológica – compras coletivas- experiência de mutirão, oficinas e mostra de vídeos com debates sobre consumo consciente, alimentos orgânicos,mudanças climáticas.

Ginásio Experimental Carioca Von Martius
- Demonstrar a construção de um coletor solar a partir de matérias descartáveis como: garrafa pet e caixa  de leite (tetra park ) e demonstrar a circulação da água no coletor solar.
- Exibir Vídeo com o autor da idéia Sr. José Alcino ganhador do prêmio de Ecologia do Paraná.

Reserva Biológica de Guaratiba
Os Guarda-Parques do Instituto Estadual do Ambiente - INEA apresentarão os materiais utilizados na prevenção e no combate aos incêndios florestais.

ONG NEAC – Núcleo Especial de Atenção a Criança

Banda KLISMAN- Percussão


---------------
Acompanhe os acontecimentos do pólo na nossa página no facebook e pela Tag #snctCEMS11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!