A Semana em 2009

No Rio, exposição com mais de 4 mil m2 mostrou ao público como a ciência pode ser divertida.

A ciência no Brasil foi o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 19 a 25 de outubro de 2009 em todo o país. No Estado do Rio de Janeiro, mais de 300 atividades foram realizadas em doze municípios – todas gratuitas – mostraram ao público como a ciência pode ser divertida. Na capital, a programação se concentrou em dois pólos principais: o Armazém Científico, no Centro Cultural Ação da Cidadania, que abrigou uma exposição de mais de 4 mil m2, e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Além disso, mais de 300 instituições estiveram de portas abertas para apresentar ao público como se faz ciência no Brasil.

“Este ano (2009), o protagonista é o Demoiselle – réplica do pequeno aeroplano criado por Santos Dummont. A peça de quase 7 metros de comprimento estará exposta no centro do Armazém Científico e promete despertar a curiosidade de adultos e crianças sobre a aviação brasileira”, destacou o coordenador da Semana no Rio, José Ribamar. A réplica do avião foi cedida pelo Instituto Arruda Botelho, que promove voos demonstrativos com o aeroplano.

Ao redor do Demoiselle, módulos temáticos apostaram na interatividade para seduzir o público e popularizar a ciência. Na oficina Arte rupestre e escavação arqueológica, do Museu Nacional, os visitantes conheceram na prática o trabalho de um arqueólogo: com plásticos transparentes, foram orientados a copiar pinturas rupestres, exatamente como os profissionais fazem em campo. Em tanques de escavação, foram orientados a procurar por réplicas de material arqueológico.

A oficina Tem um ET no meu quintal? desafiou o público a distinguir meteoritos vindos do espaço sideral de pedras comuns. Quem acertou as diferenças recebeu como prêmio uma estrela de resina recheada com pó de meteorito. Em um espaço reservado, técnicos do Instituto de Química da UFRJ mostraram como é possível dar formas ao vidro através do fogo. Por meio da técnica de hialotecnia, foram produzidos peixes e outros elementos naturais a partir do material.

“O público poderá rever atrações consagradas em outras edições, como o Planetário Inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que realiza sessões de astronomia em projeções de 180 graus”, garantiu Ribamar.

No ano em que se comemora o centenário da descoberta da doença de Chagas, um dos mais célebres personagens da ciência brasileira, o pesquisador Carlos Chagas, foi tema de diversas atividades. Na Fiocruz, o espetáculo teatral O Mistério do Barbeiro abordou vida e obra do cientista e recuperou, em linguagem simples e bem-humorada, sua trajetória pelo interior de Minas Gerais, onde descobriu a doença que levaria seu nome.

Veja o site oficial da Semana em 2009.

Veja abaixo algumas fotos da Semana em 2009:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!