A Semana em 2010

Rio recebe mais de 200 atividades gratuitas sobre ciência.

A criatividade que fomenta a inovação tecnológica e o desenvolvimento da ciência esteve ao alcance de toda a população durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 18 a 24 de outubro de 2010 em todo o país. Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, o evento chamou atenção para a importância da preservação da biodiversidade e do meio ambiente. No Rio de Janeiro, quase 200 atividades – todas gratuitas – mostraram ao público que a ciência pode ser bem divertida e ensinar pessoas de todas as idades a incluir ações sustentáveis em seu dia a dia. A programação esteve distribuída por toda a cidade, em quatro pólos temáticos: a Tenda da Inovação, na Cinelândia, e os espaços Ciência para Crianças, no Aterro do Flamengo, Ciência Sustentável, no Jardim Botânico, e Ciência em Campo Grande, no Centro Esportivo Miécimo da Silva. Instituições como a Fiocruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e muitos outros centros de pesquisa estiveram de portas abertas para mostrar como se faz ciência no Brasil.

A Tenda da Inovação apresentou uma exposição de ciência e tecnologia de ponta, com produtos desenvolvidos por centros de pesquisa como o INT. No Jardim Botânico, o público teve a oportunidade de conhecer de perto animais peçonhentos e a aprender como o soro antiofídico é produzido. Uma mini-estação de tratamento de água mostrou o funcionamento da Cedae e abordou os conceitos de saneamento básico e consumo de água. Em oficinas de compostagem, reciclagem e jardinagem, os visitantes colocaram a mão na massa para trabalhar o tema da preservação ambiental. No Clube da Robótica, o público participou de experimentações sobre conversão de energia e quem gostou do tema teve a oportunidade de conhecer os campeões da última Olimpíada Brasileira de Robótica. No Aterro do Flamengo, atividades especiais para o público infantil aguçaram a criatividade e a curiosidade da criançada, despertando cientistas mirins. No Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, o público pôde rever atrações consagradas em outras edições do evento, como o Planetário Inflável, que realizou sessões de astronomia em projeções de 180 graus.

Na Fiocruz, o destaque foi o Borboletário. O espaço de 84 m² reúniu borboletas das espécies Olho-de-coruja (Caligo illioneus), Ponto-de-laranja (Anteos menippe), Borboleta-Brancão (Ascia monuste) e Júlia (Dryas julia), além de plantas como a palmeira-rafis (Rafphis excelsa) e arbustos como camarão-azul (Eranthemum pulchellum) e dracena vermelha (Cordyline terminalis). O programa incluiu uma trilha pela área verde da Fiocruz, guiada por monitores que apresentaram as características das borboletas e ajudaram na observação do meio ambiente e da diversidade da fauna e flora local. Ao final do dia, o público soube a diferença entre borboleta e mariposa, sobre o tempo de vida do inseto, sua alimentação, o segredo de suas variadas cores, como fazem para escapar dos predadores e as armas de que dispõem para sobreviver no mundo animal.

O coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município do Rio de Janeiro, José Ribamar Ferreira, contou que o objetivo da iniciativa é popularizar o conhecimento científico e a inovação tecnológica. “A divulgação científica é uma eficiente modalidade de educação e de comunicação pública da ciência. Levar esta oportunidade para todas as regiões da cidade é fundamental para democratizar a informação e mostrar a todos que a ciência pode, sim, ser muito divertida”.

O coordenador nacional do evento, Ildeu de Castro Moreira, explicou que o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável acompanha a tendência global que alerta para o fortalecimento da responsabilidade sócio-ambiental também no âmbito da geração de conhecimento científico e tecnológico. "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está alinhada à 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que este ano (2010) também adotou o tema da sustentabilidade, e à recomendação da ONU que definiu 2010 como o Ano Internacional da Diversidade Biológica".

A expectativa agora é que o sucesso da semana continue se repetindo em 2011, e você acompanha essa caminhada aqui pelo blog!

Veja o site oficial da Semana em 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o post acima!